Você determina um local para as abelhas morarem, em que, na maioria das vezes, não foi de escolha das mesmas. Tanto no ambiente, quanto na caixa ninho.
As abelhas necessitam de uma temperatura ideal, umidade ideal, escuridão e segurança para se desenvolverem e atingirem o seu máximo. Tanto em reprodução como em produção.
Se você as colocam em uma caixa com buracos, vãos, feita de um material que mantem muito úmido ou muito quente o seu interior, elas vão perder muito tempo em reequilibrar o ambiente e deixarão de produzir, e mesmo de se reproduzir. No caso das africanizadas, há até mesmo o abandono da colméia.
Em meliponicultura a situação é ainda pior ...Muitas vezes compra-se enxames por serem mais baratos, por inexperiência ou na ânsia de ter "aquela raça" de abelha..... e que acaba vindo em caixas bem rústicas, finas, velhas e as vezes até com cupim...e então o tempo de vida útil dessa caixa vai ser bem menor, e você acaba por ter que mudar de caixa.
Para você transferir esse enxame para uma caixa nova é complicado. Não é tão fácil como nas africanizadas, que basta tirar os caixilhos e colocá-las na outra caixa e pronto.
Temos todo um serviço de remoção e intervenção manual de crias, potes com mel e pólen (que quando rompidos atraem forídeos, formigas, abelhas africanizadas, além da morte de cria e até a da rainha).
Não esquecendo de instalá-las em ambiente adequado:
Meia sombra para africanizadas e sombra para meliponas (sempre com cobertura para ambas)